terça-feira, 27 de julho de 2010

EVANDRO CARLOS JARDIM NOVAMENTE NO MASP

 

 

 

Estrelas irregulares no vidro fantasia brilhante, agosto de 1976, tempera sobre tela

 

 

 

Trinta e sete anos após o lançamento da exposição

a noite, no quarto de cima, o cruzeiro do sul,

lat. sul 23°32’36”, long.w.gr. 46°37’59”,

Evandro Carlos Jardim,  paulistano de 75 anos,

e um dos mais prestigiados artistas plásticos brasileiros,

retorna ao MASP com mais 150 peças inéditas,

num total de 250 trabalhos,

entre desenhos, gravuras, pinturas, fotografias

e cadernos de anotações,

pertencentes ao artista e a colecionadores.

 

 

 

 

A têmpera Rio Pinheiros, Figura da Margem, de 2000: tentativa de captar a passagem dos anos

 

“A têmpera Rio Pinheiros,

Figura da Margem, de 2000:

tentativa de captar a passagem dos anos”

 

 

A cidade de São Paulo é sempre uma atração

para Evandro Carlos Jardim.

"Não há compromisso forte

com a verossimilhança dos lugares,

mas captar uma atmosfera, seu entorno,

aquele invisível que fica guardado no visível,

o ícone, a terceira imagem",

diz o artista, em relação

a um conjunto de mais de 60 gravuras

a que ele se dedica desde a década de 1970.

“Continuei concentrado

no desenvolvimento da série”, explica.

“São obras sobre São Paulo,

especialmente a Zona Sul,

onde fica meu ateliê,

e também as margens do Rio Pinheiros

e o Pico do Jaraguá, que enxergo do estúdio.”

Nem sempre as referências à cidade

surgem de forma direta e reconhecível.

“Não quero fazer documentação,

mas captar a passagem do tempo,

as transformações e, assim,

apreender a atmosfera da metrópole”,

diz Jardim, que define seu processo criativo

como uma “arqueologia da memória”.

 

 

 

 

 

 

Essas obras possibilitam múltiplas leituras,

associação entre imagens e visões

de perto e de longe

dos mesmos lugares da cidade de São Paulo,

que o artista percorre e estuda há anos.


“Trabalhei na zona sul,

na margem do Rio Pinheiros,

indo de Santo Amaro até o Jaraguá”.

“Não são acontecimentos tratados

de forma literal, mas interpretados,

o que deixa em aberto para se imaginar",

diz o artista.

"Na verdade, trabalho com poucas imagens

porque o que me interessa

são os elementos estéticos intrínsecos às linguagens,

que a plástica explique o conceito

e não seja apenas um recurso paralelo.

São ensaios gráficos,

conversões de luz e cor, uma tentativa".

 

É um trabalho reflexivo.

"Penso no tempo como maturação,

um contínuo", afirma o artista.

 

Em suas gravuras,

feitas nas técnicas do metal,

da água-tinta e da xilo, ou nas pinturas

e na tridimensionalidade de objetos escultóricos,

árvores, pássaros, homens, o rio e a paisagem

não se encerram apenas nas belas imagens,

mas ganham ainda mais poesia com as palavras

que Carlos Jardim associa aos trabalhos,

  colocando-as na parte inferior

de suas obras gráficas.

Não são títulos , mas "anotações escritas",

"expressão de um sentimento".

"A palavra e a gravura sempre foram

concomitantes", esclarece.

Frases e versos contribuem também

para uma associação da imagem

com os elementos estéticos

que lhe são tão caros:

numa de suas gravuras

do Pico do Jaraguá

(uma marca do artista)

está escrito, em 1979:

"Jaraguá, seus sinais,

manchas e sombras".

 

 

A exposição marca também

o lançamento de uma plaquete –

pequeno livro de 26 páginas –

que apresenta 20 imagens recentes

de Jardim

impressas em dois tons de preto.

 

 

 

 

A mostra promove ainda o diálogo

das obras gráficas de Carlos Jardim

com as pinturas

(um conjunto bem significativo)

que ele também sempre realizou

na técnica da têmpera.

 

 

Composição I

 

Composição II

 

 

 

Composição III

3 comentários:

  1. ah!!!!D Norma qto eu aprendo com a sra!!
    continue nos informando sempre.
    sua fã de carteirinha
    aninha

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  2. que bos888 de site.
    sou da policia vou tirar de rede de tão ruim que é!
    obrigado

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  3. que merd** de site! vou processar na policia! vou siar da cadeia eu vou catar o dono dese site essa pessoa ja era.
    haha
    obrigadaaaaaaaaaaaaa!

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